Sobre

O QUE É?

Festival de filmes de curta metragem de animação ("desenhos animados") nacionais e internacionais, com entrada franca, que acontece no dia 28 de outubro em todos os Estados do Brasil, com centenas de cidades participantes.


COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO?

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA.



E NO BRASIL?

O evento que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, vai para a sua 19ª edição em 2019, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo do gênero realizado no Brasil. Em alguns municípios ocorrem oficinas, debates, mostras infantis, regionais e especiais. A Mostra Brasileira também é enviada para mais de 30 países fazendo parte da programação do International Animation Day.


FORMATO DO EVENTO:

1 – Mostra Oficial – Realizada no dia 28 de outubro simultaneamente às 19h, sendo:
1.1 – Mostra Nacional: de 1 hora de duração, com filmes brasileiros;
1.2 – Mostra Internacional: de 1 hora de duração, com filmes estrangeiros (de países integrantes da ASIFA).


2 – OPCIONAL - Oficinas, Mostras Regionais, Mostras Paralelas, Mostras Infantis, Debates com convidados.
Cada cidade pode organizar uma programação paralela de acordo com as especificidades de cada local, apenas com a obrigatoriedade de oferecer entrada franca. Dados específicos como datas, locais e horários são comunicados nas semanas que antecedem ao evento no site www.diadanimacao.com.br

3. Mostra Infantil: de animação nacional, com 1 hora de duração e filmes de animação brasileiros, dedicada ao público infantil (que também será disponibilizada para escolas estaduais e municipais que tenham interesse).


PÚBLICO ALVO:

Toda a programação do evento tem entrada franca prevendo grande presença de público em todo país.
Dos 8 aos 80 anos, adultos e crianças, sem distinção de gênero e classe, estudantes, profissionais da área do cinema, designers, jornalistas e interessados em cinema de animação.
Um evento abrangente que ajuda a fomentar o cenário e contribuir com a formação de público para essa técnica que cresce a cada dia no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário