Filmes

Maiores informações e detalhes sobre os filmes no site do DIA Nacional: https://diadanimacao.com.br/filmes2019/



MOSTRA INFANTIL



Mytikah - O livro dos heróis (EP Dandara e Zumbi dos Palmares)


Direção: Dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão
Técnica: 2D
Duração: 06min52s
Ano: 2018
Sinopse: EP 06 – Zumbi dos Palmares e Dandara:
Mytikah leva Manga e Leco para 1600 onde veem Zumbi dos Palmares ainda criança ser capturado como escravo. Eles acompanham a fuga de Zumbi para o Quilombo e conhecem Dandara. Anos mais tarde as crianças e Dandara incentivam Zumbi a lutar contra a escravidão e juntos o casal lidera o quilombo.


Bola e Triângulo



Direção: NUCA – Núcleo de Animação da Casa Amarela
Técnica: 2D
Duração: 01min10s
Ano: 2018
Sinopse: Bullying sob a perspectiva de formas geométricas básicas. Esta animação foi produzida durante a disciplina de Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes do Curso Sistemas e Mídias Digitais ministrada pela Prof. Andrea Pinheiro na Universidade Federal do Ceará.


Lembramos de Cor



Direção: Ester Harumi Kawai
Técnica: 3D
Duração: 02min23s
Ano: 2019
Sinopse: Luna vivia num mundo triste e sombrio, até um dia esbarrar em Stella, que na pressa derrubou um chaveiro colorido. Intrigada com o chaveiro e suas cores, Luna decide reencontrar Stella, na tentativa de resgatar a cor e o propósito de sua vida.


Min e as mãozinhas



Direção: Dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão
Técnica: 2D
Duração: 08min25s
Ano: 2018
Sinopse: Primeiro desenho animado em Língua de Sinais para surdos e ouvintes poderem se divertir! Cada um tem a sua língua, o gato fala gatês, o elefante fala elefantês, e por aí vai, mas com tantas línguas diferentes, é difícil um entender o outro! Mas a Min está pronta para ensinar LIBRAS para todos, uma língua que vai incluir e aproximar todos esses mundos!

Trip & Treasure



Direção: Estúdio Escola de Animação
Técnica: 2D
Duração: 03min45s
Ano: 2018
Sinopse: Após cruzar os sete mares em busca do cobiçado tesouro do Velho Bartolomeu, uma destemida piratinha chega à ilha que guarda seu maior desejo. Mas que segredos se escondem por trás dos perigos desta ilha?


Tobias Tatu



Direção: Júnia Consani
Técnica: Stop motion
Duração: 01min
Ano: 2017
Sinopse: Tobias Tatu é um filme em stop motion produzido em patchwork que ilustra através do poema de Rosana Urbes, o alegre caminhar de um lindo e feliz tatu que só quer brincar.


Os Pássaros



Direção: Clara Braem, Duda Cellos, Tatiana Hagen
Técnica: Tradicional 2D Digital
Duração: 01min12s
Ano: 2019
Sinopse: “Os Pássaros” é um curta inspirado pela temática da democracia, que homenageia a letra de Luiz Roberto Peçanha. Os pássaros entram em uma jornada de autodescoberta e libertação, ajudando uns aos outros em vôos rasantes e em cenas de união.


A Truta Púrpura



Direção: Helena Belice, Murilo Prudêncio, Pedro Solano
Técnica: Frame-by-Frame
Duração: 01min40s
Ano: 2019
Sinopse: Dois pescadores muito diferentes entram em uma disputa para conseguir um grande prêmio, a raríssima truta púrpura. Eles só não esperavam que a truta fosse mais inteligente do que imaginavam.


Pelas Barbas do Noel



Direção: Fernando Ferreira Garróz
Técnica: 2D
Duração: 04min06s
Ano: 2016
Sinopse: Na véspera do Natal, um inesperado incidente acontece com o Papai Noel. E agora, como fará a tão esperada entrega dos presentes?


A Folia de um Bloco Infantil



Direção: Equipe N.A.D.A. – Núcleo de Artes Digitais e Animação PUC-Rio (Ana Luiza Primo, Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Helena Vilar, Leticia de Vicq, Luana Matos, Luma Rodrigues e Tatiana Hagen)
Técnica: Digital, 2D Vetorial
Duração: 02min02s
Ano: 2019
Sinopse: “A Folia de um Bloco Infantil” é um curta criado para celebrar o centenário da obra Carnaval das Crianças de um dos compositores mais celebrados da América Latina, Heitor Villa-Lobos. Sua composição original foi inspirada pelo tradicional carnaval e folclore brasileiro e agora surge em forma de animação pela primeira vez. Ela retrata sete figuras populares do carnaval de rua da época dançando, pulando e brincando em um grande bloco. O curta explora os personagens em sincronia com a música original de Villa-Lobos, trazendo-o para o século 21.


Contos Incontados: Cinderela



Direção: Fernando Ferreira Garróz
Técnica: 2D
Duração: 1min25s
Ano: 2015
Sinopse: A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.


Vivi Lobo e o Quarto Mágico



Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
Técnica: 2D Cut-out
Duração: 13min
Ano: 2019
Sinopse: Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.


Piadinhas bobas


Direção: Curso de Animação Animator
Técnica: 2D Full + Adobe Animate
Duração: 02min21s
Ano: 2019
Sinopse: Piadinhas tão bobas, tão bobas que você ri.




MOSTRA INTERNACIONAL



Invasion Verde



Direção: Gonzalo Rimoldi
Técnica: 2D
Duração: 12min05s
Ano: 2018
País: Argentina
Sinopse: Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis ​​do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.


The boy who wanted to be a lion



Direção: Alois Di Leo
Técnica: Colour Dolby Digital Hand drawn animation 16:9 2:35 Mask
Duração: 8min25s
Ano: 2010
País: Reino Unido
Sinopse: Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crecer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.


Ahi viene el avioncito



Direção: Nicolás G. Sole a.k.a. PIGRO
Técnica: animação 2d tradicional digital
Duração: 03min45s
Ano: 2017
País: Argentina
Sinopse: A avó brinca de aviãozinho na tentativa de fazer com que seu neto coma. Enquanto a criança está envolvida na fantasia, a brincadeira não tem sucesso e acaba tendo consequências inesperadas para os passageiros do avião imaginário.


Funeral



Direção: Alejandro Bonilla Rojas
Técnica: 3D
Duração: 6min24s
Ano: 2014
País: Costa Rica
Sinopse: Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.


Padre



Direção: Santiago ‘Bou’ Grasso
Técnica: Stop Motion
Duração: 11min50s
Ano: 2013
País: Argentina
Sinopse: Todos os dias a filha de um militar idoso cuida de acamado pai. A ditadura chegou a um fim na Argentina, mas não na vida dessa mulher.




MOSTRA NACIONAL



Boi Aruá



Filme histórico

Direção: Chico Liberato
Técnica: 2D
Duração do Trecho: 1min20s
Ano: 1984
Sinopse: Inspirada no imaginário nordestino, a animação conta a história de um fazendeiro arrogante e egoísta que fica obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que, além de zombar dele, parece desafiá-lo. Inúmeras vezes, o fazendeiro tenta capturá-lo, mas falha, fazendo com que se sinta cada vez mais humilhado.


Almofada de Penas



Direção: Joseph Specker Nys
Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17s
Ano: 2018
Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.


Linha



Direção: Francisco Lira
Técnica: Tradigital (Com uso de rotoscopia)
Duração: 3min12s
Ano: 2018
Sinopse: Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de uma forma inesperada.


Yari



Direção: Breno Rohr
Técnica: 2D tradicional/digital
Duração: 3min56s
Ano: 2018
Sinopse: Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso na proteção de sua amiga. Um espírito malígno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá que lutar mais uma vez.


Poética de Barro



Direção: Giuliana Danza
Técnica: Stop Motion
Duração: 6min12s
Ano: 2019
Sinopse: O curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.


Contos Incontados: Cinderela



Direção: Fernando Ferreira Garróz
Técnica: 2D
Duração: 1min25s
Ano: 2015
Sinopse: A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.


Vai Ver



Direção: Diego Souza
Técnica: Digital
Duração: 3min58s
Ano: 2018
Sinopse: Longe de casa, um homem decide voltar e se fazer presente.


Sangro



Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção)
Técnica: 2D tradicional, 2D dgital, Stop Motion
Duração: 7min e 15s
Ano: 2019
Sinopse: Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão intima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.


Apneia



Direção: Carol Sakura & Walkir Fernandes
Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17s
Ano: 2018
Sinopse: Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário